Projeto Pessoal - Estendendo os Últimos Dias de Laura Palmer

É isso, o tédio da quarentena me venceu. Depois de muita pesquisa, das opções viáveis para derrotar o tédio, achei esta (um blog sobre bobagens) a mais interessante, então resolvi botar em prática. Há tempo que não escrevo, perdoem se o texto não estiver muito "profissional". 

O primeiro texto vai ser sobre um projeto que fiz há algum tempo atrás, e que acabou abrindo espaço para outros projetos parecidos: um fan edit, ou uma versão estendida, do filme "Twin Peaks - Os Últimos Dias de Laura Palmer". Para os não familiarizados, fan edit é a reedição de um filme montada por um fã, que pode reorganizar, adicionar, ou remover material do filme, com intenção de criar uma nova versão ou interpretação. Para quem gosta de cinema ou mexe com vídeo o termo é conhecido. Vou usar a postagem para, primeiro falar um pouco sobre o histórico do filme, depois o motivo do projeto, e então, por fim, disponibilizar um link para quem quiser assistir.

Morte de uma série e nascimento de um filme 


Sheryl Lee em Os Últimos Dias de Laura Palmer
Sheryl Lee como Laura Palmer.

O cancelamento de "Twin Peaks" se deu apenas um ano depois de sua estreia. O criador da série, o cineasta David Lynch, se desinteressou depois que a emissora o forçou a revelar a identidade do assassino de Laura Palmer muito antes do que ele gostaria. "Me fizeram matar a galinha dos ovos de ouro da série", ele comentou em entrevista anos depois. Por conta do desinteresse, Lynch se afastou do processo criativo do seriado para se dedicar a outros projetos. O outro criador, Mark Frost, também acabou se afastando para dirigir seu primeiro filme, e os roteiros ficaram a cargo de terceiros, que não sabiam exatamente para que rumo levar a história e nem como replicar o estilo único que os criadores deram ao programa.
O interesse do público e a audiência despencaram e o cancelamento foi inevitável. Lynch retornou para tentar "salvar" os últimos episódios da temporada e até reescreveu e dirigiu o último episódio (na minha opinião, um dos melhores episódios já feitos para a televisão até hoje) mas já era tarde. A emissora ABC exibiu o último episódio de Twin Peaks em 10 de junho de 1991 e anunciou que não fariam novas temporadas.

David Lynch dirige último episódio da temporada de Twin Peaks
Lynch dirige o último episódio. 

Foi então que Lynch resolveu finalizar o que a série havia deixado em aberto através do meio que lhe era mais familiar: o cinema. A ideia seria fazer um ou mais longa metragens que concluíssem a história. E assim nasceu Twin Peaks - Fire Walk With Me, que serviria como prequência e sequência para o seriado.
As coisas aconteceram rápido. Em agosto de 1991, Lynch se juntou com Robert Engels, roteirista de vários episódios da série, para desenvolverem o roteiro do longa, e em setembro o filme já entrou em pré-produção. Mark Frost não se envolveu no processo criativo e participou apenas como produtor (diz a lenda que ele e Lynch tiveram diferenças criativas em relação ao filme e acabaram se desentendendo.
Kyle MacLachlan, o Agente Cooper, que é ninguém menos que a peça chave do universo de Twin Peaks, não queria reprisar o personagem por medo de ficar muito marcado e ter dificuldades para encontrar outros trabalhos. Foi necessário muita conversa e negociações para que ele concordasse em fazer parte do projeto. Mas uma das condições impostas foi que sua participação fosse a menor possível, e por consequência, todo o primeiro ato do roteiro teve que ser reescrito para que outro personagem o substituísse (assim foi criado o Agente que viria a ser interpretado por Chris Isaak).
Sherilyn Fenn, a icônica Audrey Horne, teve sua personagem totalmente eliminada pois a atriz já estava comprometida com outro projeto, a adaptação de "Ratos e Homens" dirigida por Gary Sinise (coincidentemente, tanto Ratos e Homens quanto Fire Walk With Me disputaram a Palma de Ouro em Cannes no mesmo ano mas nenhum dos filmes ganhou).
Lara Flynn Boyle, a Donna Hayward, estava focada em seguir outros projetos e não mostrou interesse em reprisar a personagem (a personagem foi interpretada por outra atriz, Moira Kelly).
Richard Beymer, o figurão Ben Horne, também não aceitou voltar, alegando que não tinha gostado da cena escrita para seu personagem. Por conta disso, a cena que iria incluir toda a família Horne (uma festa de aniversário para Johnny Horne) não foi gravada.
O garoto Jonathan Leppell substituiu o filho de Lynch, Austin, no papel de Pierre Tremond, neto da enigmática Mrs. Tremond (Frances Bay). Austin havia crescido muito desde que interpretou o personagem no seriado.
O filme perdeu vários personagens mas acabou ganhando outros. Lynch recrutou nomes conhecidos (e até cultuados) para os novos personagens da trama: David Bowie, Kiefer Sutherland, Chris Isaak e Harry Dean Stanton.

Harry Dean Stanton como Carl Rodd, Kiefer Sutherland como Agente Sam Stanley e Chris Isaak como Agente Chet Desmond
Harry Dean Stanton, Kiefer Sutherland e Chris Isaak são novos personagens.

David Bowie como o Agente Phillip Jeffries
David Bowie em cena do filme.

As filmagens se deram no interior de Washington, na região de Snoqualmie e North Bend, mesmo local onde Lynch gravou o piloto da série, e finalizaram em Los Angeles. A produção toda durou de setembro a outubro de 1991.

David Lynch e Chris Isaak em Os Últimos Dias de Laura Palmer
Lynch dirige Chris Isaak.

Sheryl Lee, David Lynch e Moira Kelly durante uma pausa nas filmagens
Sheryl Lee, Lynch e Moira Kelly durante uma pausa.

Sheryl Lee e Jonathan Leppell, que substituiu Austin Lynch
Sheryl Lee posa com Jonathan Leppell, que substituiu Austin Lynch.


Recepção


Como já é de praxe com os filmes de Lynch, o processo de pós produção (edição, mixagem de som, etc) foi bastante demorado. Mas havia um interesse que o filme estivesse pronto a tempo de entrar em competição no Festival de Cannes de 1992. Apesar de toda sua natureza polêmica, o filme anterior de Lynch, "Coração Selvagem", conquistou os jurados e levou o prêmio máximo do festival, a Palma de Ouro, dois anos antes. É provável que Lynch estivesse com esperança de repetir o feito com Fire Walk With Me. 
De acordo com Douglas Murray, que trabalhou como supervisor de mixagem de som no filme, o presidente e curador do festival, Gilles Jacob, aceitou o filme em competição desde que algumas mudanças fossem feitas. Ele achava que o filme estava muito longo (até então o corte do filme tinha mais de 3 horas de duração) e a cena do assassinato de Laura estava muito impactante e visceral. Segundo Murray, inicialmente a cena estava mixada de maneira diferente: "Nós colocamos o som de trovões, vozes, e o barulho da faca perfurando o corpo dela. Era algo bastante intenso e horrível. Gilles achava que a cena deveria ser mais poética, como se Laura estivesse se libertando. Foi então que David mudou a cena e colocou a música de Riccardo Muti tocando ao fundo. Isso mudou totalmente a cena e deixou o final mais belo e celestial. Gilles também reclamou dos vários subplots espalhados pelo filme que tinham pouco a ver com a história, e esses acabaram sendo cortados". 

Sheryl Lee na cena do assassinato de Laura Palmer
O último suspiro de Laura se tornou mais poético para Cannes.

O filme estreou no festival em 16 de maio de 1992. Para representar o filme, estavam David Lynch, o compositor Angelo Badalamenti, os atores Kyle MacLachlan, James Marshall e Michael Anderson, a editora Mary Sweeney (que na época estava vivendo com Lynch e esperava um filho dele), o co-roteirista Robert Engels e a cantora Julee Cruise. A protagonista Sheryl Lee estava em cartaz com uma peça em Nova York e não pôde comparecer. 

David Lynch, Michael Anderson e Mary Sweeney chegam no festival
Lynch, Mike Anderson e Mary Sweeney chegam no festival.

David Lynch, Michael Anderson e Julee Cruise posam no festival
Lynch, Mike Anderson e Julee Cruise no festival.

Existe uma lenda urbana de que o filme foi vaiado ao final de sua exibição. Robert Engels desmentiu o fato: "Não, ninguém vaiou. Se tivessem vaiado um filme que eu ajudei a escrever eu me lembraria. E não me lembro de nenhuma animosidade especial contra o filme durante o festival. As pessoas inventam bastante". 
Na coletiva de imprensa que se deu na manhã seguinte, as opiniões eram divididas. Mesmo "Coração Selvagem", que levou o prêmio máximo, dividiu opiniões. Um repórter que não era familiarizado com o seriado, ficou um pouco confuso com a mensagem do filme e perguntou se a ideia do diretor era fazer um filme anti-drogas. Lynch sorriu e respondeu "É uma maneira de interpretar o filme". Outro repórter mandou uma pergunta mais ácida, questionando se o fato de Lynch estar revisitando cenários e personagens já explorados na série, caracterizava um período de pouca inspiração artística. Lynch respondeu "Eu acho que existem muitas coisas no filme que são originais e não uma reciclagem. Quando fizemos o filme, pensamos em retornar a esse mundo que tanto amamos para desenvolver uma nova história, não refazer coisas". Um outro repórter fez questão de colocar que havia adorado o filme, mesmo sem ter acompanhado o seriado, e Lynch agradeceu: "Me lembre de te pagar um jantar mais tarde", e o público riu.
Em uma entrevista para um canal australiano, Lynch acabou prevendo o tipo de recepção que o filme iria enfrentar assim que entrasse em circuito, em especial nos Estados Unidos. Confira o vídeo abaixo. 


O filme entrou em circuito nos Estados Unidos em 28 de agosto de 1992, 3 meses depois de Cannes. A recepção tanto da crítica quanto do público foi bastante hostil. As justificativas para o descontentamento geral eram várias. O filme não resolvia os cliffhangers deixados pela série e ainda criava mais mistérios que ficaram sem solução. Personagens queridos pelos fãs não deram as caras ou mal apareceram, como foi o caso de Cooper. As cenas de humor, que eram tão características da série, foram substituídas por cenas de abuso e violência. Como resultado, o filme fracassou nas bilheterias. Nos Estados Unidos arrecadou pouco mais de 4 milhões.

Pôster de cinema de Twin Peaks Os Últimos Dias de Laura Palmer
Pôster de cinema.

Lynch se defendeu das críticas em entrevistas: "Quando fazíamos o seriado tínhamos uma história contínua, com espaço para vários núcleos. Com um longa metragem é diferente, você tem um tempo para respeitar e precisa valorizar o que é mais importante para a história que você está contando. Nós chegamos a filmar várias cenas com personagens da série, mas quando fui montar o filme, percebi que eles não faziam parte daquela história. O foco era Laura Palmer e não a cidade de Twin Peaks. E Laura não teve uma vida muito bonita. Não consegui encaixar o mesmo tipo de humor que usávamos no seriado na última semana de vida dela. Não ficaria bom."
Como Lynch "previu" no vídeo acima, com o passar dos anos o filme foi reavaliado, e o que era considerado um dos maiores fracassos de sua carreira, hoje chega a ser até preterido em relação ao seriado por muitos críticos e fãs.

Cenas deletadas


Foi só no final dos anos 90, na era da internet, que os fãs tomaram conhecimento detalhado das cenas deletadas. Um fã teve acesso ao roteiro final do filme e o escaneou para postar na internet. O roteiro traz a data 8 de agosto de 1991 (um mês antes do início das filmagens) e o subtítulo Teresa Banks and the Last Seven Days of Laura Palmer
Além das cenas deletadas que envolvem vários personagens do seriado, muitas cenas que existem no filme são estendidas, com contexto mais amplo (como a cena com o personagem de David Bowie), e de quebra há cenas que acontecem após o famoso cliffhanger deixado pela série, mostrando o sombrio destino de Cooper. 
Através de conversas de fãs com os atores e pessoas que participaram da produção, descobriu-se que muitas dessas cenas foram filmadas e muito provavelmente ainda existiam em algum lugar. Foi então que se iniciou uma petição online para que essas cenas fossem lançadas para o público. Na época, todos acreditavam que Lynch jamais revisitaria Twin Peaks após o fracasso de Fire Walk With Me, portanto aquelas cenas seriam a última chance que os fãs teriam de ver algo novo daquele universo. 
Roteiro do filme
Roteiro oficial escaneado.

Banner criado para a petição online

Banner criado para a petição online
Banners criados para a petição online.

A petição viralizou tanto que acabou chegando até Lynch, que considerou escolher algumas das cenas inéditas para incluir no lançamento do filme em DVD, em 2002. Mas o custo para restaurar as cenas se mostrou muito alto e Lynch se recusou a lançá-las em baixa qualidade.
Foi só 12 anos depois, quando a CBS adquiriu os direitos de distribuição mundial do seriado e resolveu lançar tanto a série quanto o filme em formato Bluray, é que surgiu novamente a possibilidade de revisitar as cenas deletadas. Dessa vez os custos de restauração foram aceitos, e as cenas foram restauradas e remixadas com supervisão do próprio Lynch. As cenas foram todas editadas como um longo filme e incluídas como um extra de Fire Walk With Me (Lynch não quis recolocar as cenas no filme, dizendo estar satisfeito com o corte oficial). A duração do longa contendo todas as cenas é de 90 minutos (sim, equivale a um longa metragem), e o longa foi lançado como "The Missing Pieces" (em tradução literal, As Peças que Faltavam). 
Box de Blurays Twin Peaks - O Mistério
O famoso box lançado pela CBS que finalmente disponibilizou as cenas deletadas.


David Bowie em uma das cenas deletadas
David Bowie em uma das cenas deletadas.























Al Strobel em uma das cenas deletadas
Al Strobel em uma das cenas deletadas.

Lynch dirige Kyle MacLachlan, Michael Ontkean e Warren Frost
Lynch retorna ao cliffhanger deixado pela série.

Fan Edit


Como um fã inveterado de Twin Peaks que acompanha a saga das cenas deletadas desde os anos 90, eu subi pelas paredes com o lançamento do box da CBS, que trazia não só a série e o filme em HD, como as tão esperadas cenas inéditas. Amei, obviamente, mas também cheguei à conclusão que a grande maioria das cenas dificilmente funcionaria se inseridas de volta ao filme. Ainda assim, muitas cenas me deixaram maravilhado, superando as expectativas que tinha quando imaginava como elas seriam, nas inúmeras vezes que li o roteiro. 
Selecionei algumas cenas e resolvi montar uma versão estendida, basicamente para "deleite pessoal". Meus conhecimentos em edição de vídeo eram bem precários, eu nem sabia quais eram os principais softwares usados para esse tipo de coisa. Fiz bastante pesquisa na internet, tanto para achar um software acessível quanto para aprender a mexer nas funcionalidades básicas. 
No meio do caminho, um fã norte americano acabou lançando sua própria versão estendida na internet. O fã em questão utilizava o pseudônimo "Q2", e aparentemente já havia assinado vários fan edits, era bastante conhecido nesse "meio". Abandonei meu projeto e resolvi me contentar com o que já estava pronto, vindo de alguém obviamente mais experiente. 
Resumo da ópera? Não aprovei as escolhas do tal Q2. Não houve uma seleção de cenas, ele simplesmente adicionou todas as cenas de volta ao filme. Imagino que o projeto tenha sido mais para os fãs do que para ele mesmo, e deve ter sido impossível achar um consenso de quais cenas funcionariam ou não. Também não gostei de algumas escolhas técnicas (efeitos de transição, mesclagem de cenas, ordem em que algumas cenas apareciam no filme) etc etc. De algumas escolhas eu gostei. Algumas transições me pareciam impossíveis, e assistindo ao edit dele, aprendi maneiras inteligentes de fazê-las. 
Resolvi voltar ao meu projeto inicial e fazer a coisa do meu jeito, de uma forma que melhor funcionasse para mim. Demorou. Pra caralho. Quase desisti duas vezes. O corte oficial do filme já é relativamente longo, com as cenas que adicionei ultrapassou três horas de duração. E não é fácil editar um filme de David Lynch. Tive que criar cortes e transições que não existiam sem fugir do estilo do filme, que é bastante peculiar. 
Resolvi partilhar o edit na net, então criei um nome para minha versão, para que ela se diferenciasse das outras: Twin Peaks Fire Walk With Me: Extended Blue Rose Cut. Finalizei, exportei o arquivo, criei uma legenda em port (já existia legenda para o filme e para os Missing Pieces, mas para o meu edit eu tive que montar uma). Criei um pôster que ficou horrível (nem Photoshop eu tinha na máquina) e editei um trailerzinho para subir no Youtube (vi que a maioria dos fan editors criava todo esse "material promocional" para seus edits para ajudar a viralizar). Criei também um pseudônimo para "assinar" o edit, prática que os fan editors também utilizam para escapar de problemas legais. 

O pôster.


Além do trailerzinho, subi também no Youtube um trecho do meu edit para mostrar a fusão de uma cena do edit oficial com uma cena deletada, e também para mostrar os intertítulos que inseri em algumas cenas. Esses intertítulos constavam no roteiro oficial mas Lynch abandonou a ideia quando editou o filme.


Para quem já é familiarizado com o filme e com os Missing Pieces, listo aqui a relação das cenas que foram adicionadas ao filme, e algumas das mudanças feitas também:

- Adicionado intertítulo "Deer Meadow, Washington" enquanto Chet e Sam aguardam na sala de espera da delegacia. 
- Chet e Sam conversam com Jack sobre Teresa Banks antes de falarem com Irene. 
- Plano de estabelecimento: amanhecer, antes de Chet e Sam chegarem ao camping de trailers. 
- Briga entre Chet e o xerife Cable.
- Cooper conversa com Diane na central do FBI. 
- Phillip Jeffries chega ao hotel Palm Deluxe. Intertítulo "Buenos Aires" adicionado. 
- Cena completa da aparição de Phillip Jeffries no FBI.
- Cena completa da reunião no quarto acima da loja de conveniência. 
- Phillip Jeffries é teleportado de volta para o Palm Deluxe. 
- Adicionado intertítulo "Twin Peaks, Washington" acima de "One Year Later". 
- Adicionado intertítulo "February 16th, Thursday" na primeira aparição de Laura. 
- Mike e Bobby conversam no carro, mexem com Laura e Donna a caminho da escola. 
- Laura encontra a mãe na entrada de casa, pede as chaves do carro. 
- Laura reencontra a mãe ao voltar para casa, as duas discutem. 
- Leland ensina Laura e Sarah a se apresentarem em norueguês no jantar. 
- Laura se encontra com um caminhoneiro na estrada. 
- Mudança de música durante toda a ambientação no RR. Colocada uma música bastante utilizada na série
- Adicionado intertítulo "February 17th, Friday" na ambientação no RR. 
- Ed e Nadine entram no diner. Nadine sai, Ed se desculpa com Norma. 
- Cena completa na casa de Donna em que Laura se recupera do susto em sua casa.
- Cena completa da conversa de Cooper e do anão no sonho de Laura.  
- Adicionada a voz de Sarah chamando Laura na cena do sonho com o quadro.
- Cena em que James passa de moto para visitar Laura transferida para este ponto do filme, depois que Laura acorda do sonho, como estava no roteiro. Adicionado intertítulo "February 18th, Saturday". 
- Laura escuta a voz de BOB embaixo do ventilador e é possuída. Acorda com a voz de Sarah. 
- Cena completa da discussão entre Leo e Shelly na cozinha. 
- Ed e Norma conversam dentro da caminhonete na floresta (sei que em teoria é uma cena desnecessária para o desenvolvimento da história, mas é que adorei a cena :p)
- Laura e Donna no carro com Buck e Tommy a caminho de outro bar. Eles chegam e entram no The Power and the Glory. 
- Mike (O Homem sem Braço) declama "Fire Walk With Me" no meio de velas. 
- Plano de estabelecimento: pessoas saindo de uma igreja na manhã de domingo. Adicionado intertítulo "February 18th, Sunday". 
- Leland telefona para Teresa Banks e marca um programa. 
- Laura nota o anel no dedo de Teresa. 
- Teresa telefona para Jacques e depois Leland. 
- Cena completa em que Laura abre seu diário e cheia o resto de cocaína do envelope. 
- Adicionado intertítulo "February 21st, Tuesday" à cena em que Laura encontra Bobby na escola. 
- Zoom na foto de formatura de Laura no painel da escola, adicionado intertítulo "February 22nd, Wednesday". 
- Laura caçoa de Bobby na escola por ter "atirado em Mike". Ele se zanga. 
- Bobby vai experimentar a cocaína e descobre que é laxante infantil. 
- Dr. Jacoby telefona para Laura enquanto ela se droga. 
- Adicionado intertítulo "February 23rd, Thursday" na cena do café da manhã. Adicionado intertítulo "Last Morning" enquanto Leland observa Laura deixar o quarto para ir à escola. (cena disponível no trecho que eu disponibilizei acima)
- Laura e Sarah jantam aspargos. Laura sai da mesa para visitar Bobby. Laura se despede da mãe. Adicionado intertítulo "Last Evening". (cena disponível no trecho que disponibilizei acima). 
- Major Briggs lê a bíblia enquanto Betty costura. Ela abre a porta para Laura entrar. 
- Cena completa de Bobby e Laura conversando no porão. Bobby dá mais drogas para Laura. 
- Bobby acompanha Laura até a porta, seu pai continua a ler a bíblia. 
- Leland chega em casa e quase pega Laura saindo escondida. Ela se esconde e espera que ele entre. 
- Plano de estabelecimento: Glastonbury Grove, entrada para o Black Lodge. Adicionado intertítulo "One Month Later". 
- Annie é empurrada em uma maca pelo hospital. 
- Cooper e o anão conversam. Cooper nota que o anel sumiu e que está preso no Lodge. 
- Annie dá o mesmo recado que deu para Laura para a enfermeira. A enfermeira rouba o anel. 
- Truman e Dr Hayward encontram Cooper com a testa machucada no banheiro. 

Bom, é isso. Hospedei o arquivo no Google Drive e anexei a legenda em português, assim ninguém precisa baixar. Pode só dar play, habilitar a legenda e assistir. Pra quem quiser baixar, vou deixar um link para a legenda também. 
Para habilitar a legenda no Google Drive, é só dar play no arquivo e clicar na opção CC (Closed Caption). O arquivo está em full HD (1080p) mas ele começa a rodar automaticamente em 480p. Para habilitar a imagem em 1080p é só clicar no ícone de engrenagem ao lado e selecionar 1080p (igual os vídeos do Youtube). Espero que gostem :)



Comentários

  1. Cara, que lindo encontrar fãs tão aficcionados pela obra-prima do Lynch! sou grato demais pelo seu trabalho e tenha certeza de que você contribuiu para bons momentos para inúmeros outros fãs. Grande abraço.
    Herberth Rick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Herberth! São comentários desse tipo, vindo de fãs da obra, que fazem o árduo trabalho valer a pena rs. Espero que tenha curtido bastante.

      Excluir
  2. Eu estou de cara com a sua paixão por esse projeto.
    Encontrei sobre esse fanedit por acaso ao olhar as versões alternativas de Fire Walk With Me no IMDB.
    Meus parabéns, realmente.
    Indo assistir agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouma, e eu estou de cara que minha versão foi citada na página oficial do filme no IMDB. Estou muito honrado. Obrigado pelo toque. E espero que tenha gostado dessa versão :)

      Excluir
  3. Uau! Acabei de baixar, estou louca pra ver! Isso é um verdadeiro presente para os fãs. Valeu, mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha curtido Domi. É um presente pra mim quando fãs de Twin Peaks e Lynch aprovam o projeto.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas